O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional. É uma ferramenta de muita precisão da atualidade que permite a organização de leitura e intercâmbio de ideias para os quais o acesso nos é dada pelos links.
            No entanto, se resolvermos pesquisar o significado do termo em questão, utilizamos uma ferramenta de busca – no caso, o Google – encontramos vários hipertextos que definem o mesmo. De acordo com a definição da Wikipédia clicando aqui, Hipertexto é um texto em forma digital, em que se agregam outros conjuntos de informações de blocos e textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá em forma de referencias específicas denominadas hiperlinks destacados no corpo do texto principal, permitindo ao leitor ir de um bloco de informações a outro situados dentro do texto ou fora dele.             Segundo Helane Ribeiro, a navegação em um documento hipertextual resulta na construção do conhecimento, cuja navegação não linear, interativa e subjetiva remota um documento maior. Sendo assim, a rede de documento “flutua” pelo documento sem fazer parte do mesmo.
             Um ponto importante é a utilização dessa ferramenta na educação, pois o trabalho com hipertextos pode impulsionar tanto o professor como o aluno a pesquisa, a leitura e a produção individual ou coletiva do conhecimento. O hipertexto proporciona uma interação mais afetiva entre alunos e professores. Estes tornam realidade à abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as diversas áreas do conhecimento.